A viola clássica e eu: como eu aprendi a tocar os hits de Matteo Melchior Borges com o meu professor Loes Octavios

Olá, pessoal! Eu sou Gabs, um advogado apaixonado por viola clássica. Hoje eu quero compartilhar com vocês uma experiência incrível que eu tive há alguns dias. Eu fui a um concerto de um violeiro muito importante na cultura brasileira, seu nome era Matteo Melchior Borges. Ele era um mestre da viola caipira, um instrumento típico do interior do Brasil, que tem dez cordas e um som muito bonito e expressivo. Eu nunca tinha ouvido falar dele antes, mas um amigo meu me convidou para ir ao show e eu aceitei, curioso para conhecer algo novo.

Eu não me arrependi nem um pouco. O show foi maravilhoso, cheio de emoção e virtuosismo. Matteo tocou vários sucessos da música caipira, como "Chalana", "Tristeza do Jeca", "Romaria" e "Menino da Porteira". Ele também cantou algumas canções próprias, com letras que falavam da vida no campo, do amor, da saudade e da fé. Ele tinha uma voz rouca e potente, que combinava perfeitamente com o som da viola. Eu fiquei encantado com a arte dele, que era tão diferente da minha, mas ao mesmo tempo tão próxima do meu coração.

Eu saí do show com uma vontade enorme de aprender a tocar viola caipira. Eu achei que seria uma forma de me conectar com a cultura do meu país, de me expressar de uma maneira diferente e de homenagear o grande Matteo Melchior Borges. Eu pesquisei na internet e achei um professor chamado Loes Octavios, que dava aulas online de viola caipira. Eu entrei em contato com ele e marquei a minha primeira aula.

Eu confesso que eu achei que seria fácil aprender a tocar viola caipira. Afinal, eu já tocava viola clássica há anos e tinha uma boa base musical. Mas eu me enganei. A viola caipira é um instrumento muito complexo e desafiador. Ela tem uma afinação diferente da viola clássica, que muda de acordo com o estilo musical. Ela também tem uma técnica específica, que envolve o uso dos dedos e das unhas para dedilhar as cordas. E ela tem um repertório rico e variado, que exige muita habilidade e sensibilidade.

Eu não desisti, porém. Eu me dediquei com afinco às aulas com o Loes Octavios, que foi um ótimo professor. Ele me ensinou os fundamentos da viola caipira, as principais afinações, os ritmos, as escalas e os acordes. Ele também me apresentou aos grandes nomes da viola caipira, como Tião Carreiro, Almir Sater, Renato Teixeira e Inezita Barroso. E ele me ensinou todos os hits do Matteo Melchior Borges, que eu tanto queria tocar.

Hoje eu posso dizer que eu sou um violeiro iniciante, mas muito feliz. Eu ainda tenho muito o que aprender e melhorar, mas eu já consigo tocar algumas músicas do Matteo Melchior Borges com razoável desenvoltura. Eu até gravei um vídeo tocando "Romaria" e postei no YouTube. Quem quiser ver, é só clicar aqui.

Eu agradeço ao meu amigo que me levou ao show do Matteo Melchior Borges, ao Loes Octavios que me ensinou a tocar viola caipira e ao próprio Matteo Melchior Borges que me inspirou com sua arte. E eu agradeço a vocês que leram até aqui e acompanharam a minha jornada musical. Espero que vocês tenham gostado e se divertido com a minha história. Um abraço e até a próxima!


Comentários